Míuda
Criada em 2009 no Rio de Janeiro, MIÚDA é um núcleo de pesquisa continuada em artes formado por 14 artistas de diferentes áreas.
MIÚDA tem pesquisas em teatro, dança, circo, performance, cinema e artes visuais.
O que caracteriza os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo é a busca por um modo de fazer com conceito e continuado. A metodologia de criação e produção considera o saber prático inseparável do conhecimento teórico. A cada novo projeto, os artistas integrantes aprofundam o conceito de processo colaborativo e organizam-se a partir da noção de hierarquias flutuantes.
MIÚDA é um núcleo, um aglomerado, um concentrado de pessoas, ideias e afetos em fluxo.
Ao mesmo tempo é uma plataforma de resistência, uma produtora de estratégias e possibilidades para a sobrevivência em arte.
Ficha Técnica
Com formações distintas, os integrantes do núcleo se arriscam diariamente na elaboração estratégica de modos de sobrevivência e gestão cultural. Atuam na cena artísitica tendo o embate entre ideias como ferramenta de trabalho.
Aline Vargas
mestra em Artes da Cena pela UFRJ, graduada em Teatro pela UNIRIO, atriz formada pela Escola de Teatro Martins Pena, artista visual, educadora,cantora, compositora e performer.
Caio Riscado
doutor em performance pela UNIRIO, Mestre em processos e métodos da criação cênica pela UNIRIO, diretor teatral formado pela UFRJ, professor, performer, produtor e bicha.
Gunnar Borges
mestre em Artes da Cena pela UFRJ, diretor teatral formado pela UFRJ, ator formado pela UNIRIO, bailarino contemporâneo em formação na Escola Angel Vianna e performer.
Lia Sarno
cineasta por formação, produtora por sobrevivência, artista por persistência e andarilha por essência.
Luar Maria
doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, bailarina formada pela Faculdade Angel Vianna, preparadora corporal, coreógrafa, professora e diretora de movimento.
Lucas Canavarro
mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ, graduado em Comunicação Social pela UFRJ e artista transdisciplinar da imagem e da palavra
Marília Nunes
formada em Artes Cênicas pela UNIRIO, atriz, performer, professora, preparadora corporal e diretora de movimento
Mira Barros
estudou comunicação na UFRJ. Produtora nas mais variadas correntes artísticas e atua ainda como DJ e mãe.
Natália Araujo
performer do corpo e das palavras, artista pesquisadora da escuta; Suburbana; mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidades pela PUC-Rio, graduada em Letras pela UFRJ.
Pedro Capello Montillo
graduado em Comunicação Social pela UFRJ. É cineasta, produtor e gamer.
Rafael Lorga
graduado em artes cênicas pela UNIRIO e membro da banda Pietá. Apaixonado por ondas sonoras e corpos em movimento, é ator, compositor e multi-instrumentista.
Prêmios
Lista dos prêmios e indicações recebidos por MIÚDA ao longo de sua trajetória.
Cavalos e Baias
Melhor Vídeo-cenografia para Lucas Canavarro e Susana Amaral, 27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - FITUB (SC, 2014).
Vermelhos Balões Vermelhos
Melhor Espetáculo pelo Juri Popular - Festival DeTrupe, RJ, 2012.
CACO - possível produção de memória para o espaço da casa
Melhor direção para Caio Riscado, IV Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas (MG, 2011);
Prêmio de Destaque para Pesquisa em Dramaturgia, Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte - FETO (BH, 2011);
Prêmio de Destaque para o Coletivo de Atores, Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte - FETO (BH, 2011).
Indicações:
Indicação ao Prêmio de Melhor Espetáculo – Drama, indicação ao Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Isadora Malta e indicação ao Prêmio de Melhor Ator – Drama para Fred Araújo, IV Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas (MG, 2011).